
Paulo Pimenta, fotojornalista do jornal Público, acabou por ser o grande vencedor deste concurso, onde participaram 190 fotógrafos, com cerca de 5500 fotografias: a sua reportagem, composta por nove fotografias, sobre a desactivação da linha de caminho de ferro do Sabor acabou por atrair a atenção dos jurados.
Em 2011 realizar-se-á a segunda edição deste concurso, onde irão ser acrescentadas duas novas categorias – 'Vídeos documentais de Três Minutos' e 'O Ano Europeu de', que no próximo ano será do voluntariado" – àquelas que já houve este ano: “Notícia”, “Vida Quotidiana”, “Ambiente”, “Acção no Desporto”, “Artes e Espectáculo” e “Série de Retratos”.

Imagem disponível aqui
Susana Oliveira
Como tem vindo a acontecer até aqui, o método que vou usar para dar a conhecer esta jovem fotógrafa é uma breve entrevista.
O que despoletou o teu interesse?

Mais uma vez, esta rubrica vai se debruçar sobre uma campanha da marca Nike. Contando com a participação do fotógrafo Terry Richardson, esta campanha publicitária apresenta como protagonistas atletas, como Sofia Boutella, que têm vestido uma simples camisola branca, claro está da marca, com o slogan saliente: "JUST A T-SHIRT".

Imagem disponível aqui

Imagem disponível aqui
Mesmo que o slogan "grite" só uma t-shirt, não é bem essa a mensagem que a marca pretende transmitir. Basta atentarmos à pequena frase situada logo abaixo do slogan, nomeadamente: "The way that Sofia is just a back-up dancer" para percebermos que o que a Nike comunicar é que, apesar da camisola aparentar ser simples (unicolor, lisa e sem apetrechos) ela é muito mais que isso.
Nathalie Grandinho



Yousuf Karsh nasceu em Mardin, Turquia, a 23 de Dezembro de 1908. Ele cresceu durante o genocídio armênio, onde escreveu: "Eu vi os meus parentes a serem massacrados, a minha irmã morreu de fome enquanto nós éramos expulsos de aldeia em aldeia." Com 14 anos de idade, fugiu com a sua família para a Síria e, dois anos depois, seus pais enviaram-no para viver com seu tio George Nakash, um fotógrafo em Sherbrooke, Quebec, Canadá. George Nakash viu no seu sobrinho um grande potencial e, em 1928, levou-o para aprender com o fotógrafo John Garo, em Boston, Massachusetts, Estados Unidos. Karsh era o mestre das luzes do estúdio, uma das práticas distintivas de Karsh a iluminação das mãos do sujeito separadamente. Ele ficou conhecido por fotografar muitas das grandes personalidades e famosos da sua geração.
Imagem disponível aqui
Imagem disponível aqui

Imagem disponível aqui

Imagem disponível aqui
Dolores Lopes