Pixel Up quinta-feira, 20 de maio de 2010

A famosa fotografia Guerrillero heroico (Guerrelheiro heróico) foi tirada por Alberto Korda a 5 de Março em Havana (Cuba). O mítico retrato de Che Guevara foi captada durante um memorial dedicado às vítimas da explosão de La Coubre.
Segundo o fotógrafo, “Che”, que na altura da foto tinha 31 anos, demonstrava imobilidade absoluta, raiva e dor na sua fotografia que só foi publicada 7 anos depois.
Considerada pelo Instituto-Faculdade de Arte de Maryland (Maryland Institute College of Art) “a mais famosa fotografia do mundo e um símbolo do século XX”, a fotografia de Che Guevara foi a “imagem mais reproduzida da história da fotografia”, segundo o Victoria and Albert Museum.

Imagem disponível aqui
Sandra Fernandes

1 comentários:

Pedro Vale disse...

Mais uma vez parabéns por este vosso trabalho, agora mais que nunca, visto este post sobre a imagem do camarada CHE. Homem sem igual, Ernesto de la Serna Guevara, signifou, significa e significará muito para muitas pessoas dos mais variados pontos do mundo. Seria realmente altura, de conhecermos tudo o que está por trás deste grande homem, que abandonou uma vida de riqueza para lutar em pról da qualidade de vida dos outros. O Che não é so esta imagem que conhecemos, mas sim uma história de vida, de luta, de amor e de uma esperança, inigualável, por um mundo melhor. Nos tempos que correm fazem falta homens como o Che, pricipalmente no nosso país, que teima em viver à sombra do capitalismo cruel e selvagem, banalizando assim os trabalhadores, estudantes e todo o povo em geral. Tomemos esta imagem como referência, para dar calor à nossa luta e ao nosso espirito jovem, lutando por um futuro melhor, pois cabe-nos a nós mesmos construir a calçada na qual queremos caminhar. Mais uma vez parabéns. Saudações Revolucionárias. "HASTA LA VICTÓRIA SIEMPRE"

Enviar um comentário