Pixel Up segunda-feira, 3 de maio de 2010



Talvez se lembrem desta campanha publicitária da Dove que optou por usar mulheres “reais” nos seus anúncios contrariando a tendência verificada do uso de modelos na publicidade.





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O que acham desta iniciativa?

As opiniões podem divergir. Se pensarmos bem, por um lado as mulheres poderão, de facto, identificar-se e associar-se mais facilmente com estas mulheres que, não aparentando um físico que se engloba na norma socialmente valorizada e quase idolatrada com a qual nos deparamos constantemente nos media, mostram uma postura feliz, segura e orgulhosa em relação à sua fisionomia. Por outro lado, a não representação do modelo poderá fazer desvanecer o desejo inerente a ele. Ou seja, poderemos admirar a coragem e o orgulho demonstrado por essas mulheres “reais” sem, no entanto, nos querermos assemelhar a elas. Por mais que critiquemos o irrealismo dos modelos nas publicidades, inconscientemente, cobiçamos essa imagem “perfeita” que transmitem. Ou não será assim?

Nathalie Grandinho

1 comentários:

Elsa Sousa disse...

De facto esta foi uma publicidade que demonstrou que as campanhas publicitárias devem optar por mulheres que mostram o que realmente predomina na nossa sociedade, essas mulheres que demonstram o que de mais puro há em cada um nós.
Os modelos utilizados em 99,9999999% das campanhas são utopias daquilo que cada um de nós, inconscientemente, gostaria de ser.
Assim, os publicitários e as próprias marcas deveriam mostrar a realidade e não utopias.

bjinho***

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