Pixel Up quarta-feira, 14 de abril de 2010

A fotografia, da autoria de Peter Schols, ganhou o primeiro prémio da 50º edição da World Press Photo, na categoria Sport Action Stories.
Esta fotografia expõe um dos momentos mais conhecidos e polémicos que ocorreu durante o Mundial de 2006: nela vemos o futebolista francês, Zinédine Zidane, dando uma cabeçada no peito do jogador italiano, Marco Materazzi, aquando dos prolongamentos da própria final da competição Mundial. Assim sendo, Zidane não pôde participar na sessão de penaltis que viria a dar vitória à Itália por 5-3.

Foi com um cartão vermelho que Zidane encerrou a sua carreira futebolística, longe do seu sonho de erguer, por uma segunda vez, a taça do campeonato que tivera entre as mãos, em 1998.


Imagem disponível aqui

Susana Oliveira

2 comentários:

Pedro Vale disse...

Apesar de não gostar muito da personalidade dos atletas franceses, devo dizer que a humanidade sofreria de um grande mal, se todos os nossos erros fossem fotografados e corressem o mundo inteiro =)

J disse...

Bem, neste caso, tenho apenas pena que ele tenha acabado a carreira desta forma. É infeliz que um momento menos positivo possa, por vezes, marcar para sempre uma figura.

A fotografia, assim sendo, é um meio de eternizar aquilo que é efémero e único, tanto para o bem, como para o mal.

E, neste exemplo, o efémero correspondeu ao momento final da carreira de um grande jogador.

Enviar um comentário