Pixel Up quarta-feira, 28 de abril de 2010



O “REFLEX – prémio de fotografia” é realizado em conjunto pela associação CAIS e pelo Banco Espírito Santo (BES) e existe apenas desde 2007. É, por isso, algo provável que ainda não tenham ouvido falar dele ou que não estejam muito informados. Contudo, esta rubrica pretende falar mais sobre as imagens em si do que exaustivamente sobre os concursos em que foram premiadas. Sendo assim, adianto apenas que este é um prémio que tem como finalidade aliar fotografia a temas socialmente relevantes.
Esta semana, a escolha recai sobre a foto “Liberdade” - captada em Barcelona, por Márcia Monteiro -, a qual arrecadou o primeiro lugar da competição REFLEX, em 2009. Esta fotografia foi a vencedora num concurso que, na sua 3ª edição (2009), contou com a participação de mais de 540 fotógrafos e 730 fotografias.


Imagem disponível aqui

Poder-nos-emos questionar acerca do nome “liberdade”, pois esta fotografia não encerra em si apenas um significado: Será que estar amarrado a uma cadeira suspensa no ar é sinónimo de liberdade? Estará esta no facto de os pés não estarem assentes no chão? Ou terá esta fotografia o nome “liberdade” apenas pela imaginação que permite e pela pouca rigidez de pensamento que impõe? Questão em aberto…

Susana Oliveira

0 comentários:

Enviar um comentário