Pixel Up domingo, 25 de abril de 2010

A macrofotografia é um ramo da fotografia voltada para os pequenos objectos, conseguindo mostrar detalhes muitas vezes invisíveis a olho nu. É, sem dúvida, a ampliação dos pormenores o que mais fascina o observador.
A macrofotografia sendo encarada como uma arte, facilita o revelar da beleza escondida e imperceptível dos objectos à vista humana.
Não se pense que este tipo de fotografia se limita ao acto de aproximar e de fotografar um objecto de perto, a macrofotografia é muito mais para além disso. Para tirar macrofotografias é necessária muita paciência, rapidez e habilidade para que não se perca o momento. Registar o instante torna-se o seu o objectivo essencial.
Não podemos deixar de referir o grande paraíso que é o Brasil para o macrofotógrafo: a floresta amazónica, devido à sua biodiversidade, é o local mais adequado para este tipo de fotografia. A sua variedade de espécies, cerca de 60 mil das 300 mil que existem na Terra, são verdadeiramente fantásticas. As borboletas, mariposas, insectos, plantas, pássaros, flores, árvores são os seres favoritos a serem fotografados por estes especialistas, mas este tipo de fotografia não se aplica apenas aos seres vivos.
De modo a esclarecer um pouco melhor, na macrofotografia a ampliação é uma relação numérica entre o tamanho original do assunto a ser fotografado, seja ele um insecto, uma planta, uma folha, etc. e o tamanho com que o mesmo aparecerá representado no papel.

Imagem disponível aqui


Imagem disponível aqui

Dolores Lopes

3 comentários:

J disse...

Confesso a minha ignorância quanto a esta área da fotografia e fico satisfeita por este blog existir e me permitir aprender estas coisas das quais, de outro modo, não teria conhecimento.

É fascinante a amplitude do alcance da fotografia!

Muito bom trabalho*

Catarina disse...

Concordo plenamente com o comentário acima!

Muito bem!

Anónimo disse...

Faço minhas as palavras da Juliana!

Enviar um comentário