Pixel Up quinta-feira, 15 de abril de 2010

Depois de vários terem tentado, em 21 de Julho de 1969, Neil Armstrong pisou o solo lunar, ficando para a história como primeiro Homem a chegar à Lua. Hoje, mais de trinta anos depois, a conquista do espaço continua a ser considerada como um dos feitos mais notáveis da Humanidade.
Quando se fala neste momento histórico, o nome referenciado é sempre o de Armstrong, mas, técnicamente, a sua função nesta missão era menos importante que a de Aldrin. A sua função era indicar se tudo estava direito para que Aldrin conseguisse colocar os pés na lua, enquanto que Buzz era o piloto do módulo lunar.
Durante os meses que antecederam a missão, Aldrin fez de tudo para convencer os seus amigos que trabalhavam na direcção do Programa Appolo e a organização da missão para trocar de lugares dentro do módulo na hora da saída para que fosse ele, e não Armstrong, o primeiro a descer e a pisar a lua. Tal não aconteceu, mas a verdade é que a foto mais conhecida da chegada à lua é a de Edwin Aldrin.

Imagem disponível aqui

A famosa foto de Aldrin na Lua, tirada por Neil Armstrong foi entregue a domínio público pela NASA, mas é reclamada por ele como propriedade pessoal. Sempre que a fotografia é usada comercialmente nos EUA, Aldrin entra na justiça exigindo os direitos da imagem.

Sandra Fernandes

0 comentários:

Enviar um comentário