Pixel Up quinta-feira, 8 de abril de 2010


Sendo esta a primeira edição desta rubrica, não haveria melhor maneira de começar do que pelo início, quando o meu fascínio pela comunicação começou.
11 de Setembro de 2001 foi o dia de todas as mudanças, o dia que nos fez repensar o mundo como o conhecíamos.



Imagem disponível aqui

The Falling Man foi o nome dado a uma fotografia tirada por Richard Drew, na qual um homem se atira da torre norte do World Trade Center durante o atentado de 11 de Setembro nos Estados Unidos da América.
Foram mais de 200 as pessoas que se atiraram daquelas torres naquele dia para a morte.
Cinco anos depois do ataque, Jonathan Briley, um empregado de 43 anos do Windows on the World Restaurante, foi identificado como sendo o “The Falling Man”.


Imagem disponível aqui

A publicação da imagem foi contestada por vários sectores da opinião pública americana por mostrar um momento tão chocante da história dos EUA e do mundo.
Falamos das mesmas pessoas que, anos mais tarde, mostraram a execução de Saddam Hussein. Até que ponto os media podem mostrar o sofrimento humano?

Sandra Fernandes

4 comentários:

Unknown disse...

Olá! Está muito bem o vosso projecto, ainda por cima também eu tenho o gosto pela fotografia, essa arte que tem o poder de capturar O momento irrepetível! Quanto à fotografia escolhida por vós já conheço e é de facto muito forte. Recorrendo às excelentes aulas do grande José Miguel Braga (Câmara Clara), e aos úteis conhecimentos lá adquiridos, tenho a dizer que para mim o Punctum é a posição dos braços. Não se consegue ver com clareza mas ele parece ter os braços junto ao corpo e essa não é uma posição muito comum de quem está em queda ou em desiquilíbrio. Tendemos a abrir os braços de forma a compensar a deslocação de massas. Pensando nisto, quase parece que ele estaria já numa postura de conformidade psicológica relativamente à inevitabilidade da situação. Isso é o que me fere... Bem, vou ler para Direito porque amanhã hã apresentações logo de manhãzinha! Haverá melhor forma do que esta para começar um dia? Eh eh... Continuem a partilhar boas fotografias! See you!
Ass: Pedro Alves Cruz

Pixel Up disse...

Obrigada pelas palavras!! ;) É realmente uma imagem que nos faz re-pensar a nossa forma de pensar e ver a vida!! O 11 de Setembro foi um dia realmente marcante mesmo na vida daqueles que apenas assistiram!!

Cristina disse...

Pedro, estou a ver que aquelas aulas te marcaram!! E, depois da aula de Direito, fica a questão no ar: Será que uma imagem vale mesmo mais que mil palavras!??
Adiante!... Parabéns pelo (início de) projecto. Fica, uma vez mais, a confiança que tenho num bom trabalho! :)

le mauvais garçon disse...

de notar as pernas do senhor durante a queda. até parecia que estava a executar uma proeza circense.

Enviar um comentário