Pixel Up quarta-feira, 21 de abril de 2010

A foto premiada escolhida para esta semana é aquela que foi a grande vencedora da 50ª edição do World Press Photo. A verdade é que este concurso já vai na sua 53ª edição, contudo este blog privilegia mais o interesse das fotos do que a sua actualidade. Sendo assim, fotos premiadas em diferentes épocas terão sempre aqui lugar nesta rubrica.
Mas o que é afinal o World Press Photo? É muito pouco provável que alguém ainda não tenha ouvido falar. De qualquer maneira adianto que, em linhas muito gerais, é uma organização, sem fins lucrativos, que organiza todos os anos a mais prestigiada competição na área da fotografia e do fotojornalismo. É, por isso, provável que esta rubrica volte a ser preenchida com fotografias premiadas pelo World Press Photo.
A 50ª edição do World Press Photo ocorreu em 2007 e consagrou como grande vencedor um americano: Spencer Platt. A fotografia tirada por este, em Agosto de 2006, mostra um bairro arrasado, no sul de Beirute [no seguimento dos confrontos entre Israel e o Hizbollah].
O que me levou a escolher esta foto para esta semana foi o facto de ser uma foto que me questionou e intrigou, principalmente pelos contrastes.

Lanço um desafio: qual o elemento da fotografia que te chamou mais à atenção, num primeiro olhar?



Imagem disponível aqui


Susana Oliveira

3 comentários:

Anónimo disse...

a rapariga... lool

PL disse...

A mulher que está com o telemóvel a tirar fotos ou a filmar (pelo menos aparentemente).

Choca-me a falta de sensibilidade e civismo destas pessoas.

Paula Lobo

Catarina disse...

A destruição atrás.

Choca-me a falta de sensibilidade e civismo destas pessoas. [2]
É o caso de um ser humano sem coração.

Essa foto é real? Porque eu nao quero acreditar que seja.

Enviar um comentário