Pixel Up segunda-feira, 5 de abril de 2010

A fotografia ao serviço da sociedade.

A Benetton usa a fotografia e as suas potencialidades como mais nenhuma marca o consegue fazer.
Actualmente, a sua publicidade não se destina a vender um produto, pelo menos de maneira directa - não encontramos, nas suas campanhas, produtos ou alguma ligação com estes. A única identificação evidenciada é o nome da marca, sempre presente.
O objectivo desta publicidade é, portanto, criar e manter uma imagem: a imagem de uma marca socialmente responsável, preocupada e presente, reveladora dos problemas e realidades existentes no mundo. Para tal, em muito contribuiu o talento do fotógrafo Oliviero Toscani, fotógrafo oficial da marca desde 1982, que criou imagens irreverentes, chocantes e cruas, das mais diversas realidades. Com os seus trabalhos arrojados, que tratam temas delicados como o racismo, a SIDA, a guerra, a fome, a pobreza, a política, o ambiente ou até mesmo a ajuda humanitária, a Benetton tornou-se a marca mais polémica a nível mundial. E, fomentando o debate sobre temas polémicos da actualidade, a marca foi conseguindo, ao longo do tempo, captar a atenção dos órgãos de comunicação mundiais.

Imagem disponível aqui

Nathalie Grandinho

1 comentários:

Pedro Vale disse...

Devo confessar que esta marca me causa um pouco de transtorno devido à sua contrariedade no que diz respeito a alguns temas sociais. É trsite que, muitas pessoas se deixem levar por este tipo de imagens bonitas, que nos mostra como o mundo pode ser tão colorido. Digo isto porque, apesar de apresentar esta ideia, a marca Benetton, comete autenticas barbaridades contra os animais para consequentemente trazer ate ao mercado toda a especie de produtos. Talvez se toda a gente soubesse deste tipo de casos não olharia para essas fotos que apresentas com os mesmos olhos.


NOTA: Fora do tema, gostaria de deixar uma sugestao....Façam algum artigo acerca da foto mais famosa do muno (Che Guevara) =)

Enviar um comentário